Escrito por: Valdessa Cunha - Diretora de
Administrativo-Financeiro da Quimlabor Jr.
A maior preocupação ambiental dos últimos anos associado ao crescente uso de transportes de carga e consequente crescimento da queima de combustíveis fósseis tornou o composto Arla 32 bastante conhecido e utilizado por empresas, principalmente de transportes. Diante desse cenário você deve estar se perguntando:
O que é Arla 32?
Quais seus benefícios?
Preciso utilizá-lo em meu veículo?
Posso receber multa ao utilizar um composto que não atenda as exigências?
Como saber a qualidade do meu Arla?
Não se preocupe, iremos responder a todas essas perguntas!
Definição e uso
O Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla), é um composto formado por ureia e água desmineralizada, sua composição de 32,5% em massa de uréia de alta pureza trouxe ao composto o nome de Arla 32. Sua utilização é obrigatória e feita através da injeção do agente no sistema de escapamento sendo de suma importância para diminuição de danos ambientais além de apresentar como efeito secundário a diminuição no consumo de combustível. Seu papel se deve a capacidade da ureia em converter moléculas de óxidos de nitrogênio em compostos não poluentes, nitrogênio e vapor d'água, durante a queima de combustíveis. Cerca de 90% do NOx formado é quebrado na reação.
Efeitos dos óxidos de nitrogênio
Muito presente em centros urbanos, óxidos de nitrogênio apresentam efeitos nocivos tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana, sendo, portanto, fonte de preocupação. Dentre seus efeitos ambientais tem-se a chuva ácida, responsável por gerar a deterioração de prédios e edifícios e a acidificação do solo. Óxidos de nitrogênio também são capazes de gerar a redução da permeabilidade de membranas celulares e consequente impedimento de trocas gasosas das folhas, prejudicando a realização de fotossíntese. Altas taxas de compostos do tipo NOx também estão diretamente relacionadas ao aumento da frequência e intensidade de crises de asma, assim como na maior incidência de doenças respiratórias na população.
Legislação vigente
A legislação brasileira prevê a obrigatoriedade de uso de arla 32 em veículos automotores a diesel que possuem Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), que tornou-se obrigatório em caminhões e ônibus produzidos a partir de 2012 e se torna cada vez mais comum em caminhonetes e picapes. A utilização do composto de forma indevida, ou seja, que não atenda a composição definida por lei, pode acarretar em diversos problemas ao motorista ou responsável pela frota:
Formação de depósitos nos injetores de ARLA 32 e nos catalisadores SCR que impedem o funcionamento correto do sistema (em alguns casos geram danos irreversíveis que fazem necessária a troca de injetores e catalisadores);
Aumento do consumo de combustível;
Multa entre R$ 500 e R$ 10.000, como definido na Lei Ambiental (Lei 9.605/98);
Maior emissão de NOx.
Como atestar sua qualidade?
Diante da problemática envolvida na utilização de Arla 32 com composição inadequada é fundamental a análise dos seguintes parâmetros
Teor de ureia:
Via destilação/titulometria.
Teor de água:
Método gravimétrico.
Presença de metais:
Teste via Negro de Eriocromo-T e verificação segundo escala de cor.
A Quimlabor Jr. realiza caracterizações e análises de qualidade em Arla 32 segundo os parâmetros e métodos descritos. Podemos te ajudar a entender o que pode haver de errado com seu composto e evitar transtornos decorrentes da utilização de um produto de baixa qualidade. Deseja realizar uma análise? Chama a gente!
Entre em contato por aqui para mais informações.
Comments