Em um dia ensolarado, nada melhor do que um bom banho de piscina para nos servir de refúgio do calor. Na piscina, momentos agradáveis e divertidos são compartilhados com nossos amigos e familiares, logo é de fundamental importância manter-se atento à qualidade da água, para que esse tempinho de lazer não seja comprometido por eventuais problemas na qual a falta de manutenção da piscina pode ocasionar, caso não feita recorrentemente.
O que o negligenciamento da qualidade da água pode causar?
Quando não realizado o tratamento adequado, a água da piscina torna-se um excelente ambiente para a proliferação de micro-organismos, que são prejudiciais à nossa saúde. Algumas doenças desenvolvidas a partir da falta do inspecionamento da água são:
Infecções de pele;
Inflamação no ouvido;
Conjuntivite;
Diarreia;
Pneumonia.
A fim de evitá-las, é recomendado que sejam realizadas análises químicas para verificar se os parâmetros da água se encontram dentro do esperado.
Quais são os principais parâmetros averiguados em uma análise química?
Cloro
A adição da solução do cloro é responsável pela desinfecção da água, que ocorre através da oxidação da matéria orgânica, impedindo que agentes causadores de doenças como bactérias e fungos se proliferem.
De acordo com a norma ABNT NBR 10818/2016, a quantidade de cloro na água deve estar entre os valores de 0,8 a 3,0 mg/L, em níveis muito elevados, pode provocar irritações com sensação de queimadura, além de náuseas e dificuldade para respirar. É importante ressaltar que, para um bom controle da limpeza da água, é recomendado que a adição deste aconteça 3 vezes por semana.
pH
A eficiência do cloro está relacionado com o pH (potencial hidrogeniônico), na qual o meio se encontra. O ideal recomendado é de 7,2 a 7,8, sendo de fundamental importância sua aferição diária para garantir que a água esteja com o pH entre esses valores.
Além disso, vale ressaltar que, o pH muito ácido (abaixo de 7) ou muito básico (acima de 7) pode provocar desconforto aos banhistas.
Alcalinidade
O controle da alcalinidade é de extrema importância para a estabilidade do pH, visto que esta é a responsável por neutralizar os componentes ácidos da água. Águas com a alcalinidade elevada, contribuem para o surgimento da turbidez e da cor esverdeada. Os níveis recomendados encontram-se entre 80 a 120 ppm.
Se divertir durante o banho de piscina é ótimo, mas melhor ainda é estar de olho nos parâmetros citados acima para que a qualidade da água esteja garantida. Deseja averiguar se a água da sua piscina atende aos valores recomendados? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Comentários