top of page

Análise de água

Atualizado: 13 de mar. de 2022


Qual a importância da análise de água?


A análise de água é essencial, principalmente na água destinada ao consumo humano.

Os componentes inseridos na água, bem como sua concentração podem trazer malefícios tanto para a saúde, quanto para a agricultura e para uso em processos industriais, a depender de sua finalidade.

Assim, analisar sua água é imperativo, para assegurar sua qualidade e segurança.


Quando preciso analisar a minha água?


Dependendo da finalidade de água, temos diferentes espaços de tempo para a análise desta:


Caso a água seja destinada à produção cervejeira, a norma brasileira afirma que a análise deve ser feita a cada 6 meses.


Caso a água tenha origem em poço artesiano, e tenha por finalidade o consumo humano, é recomendada a análise com certa frequência, uma vez que podem haver alterações na qualidade de água que, por vezes, não são perceptíveis aos sentidos humanos, mas prejudicam a saúde.


Quais parâmetros são analisados?


Assim como a frequência da análise, os parâmetros necessários variam dependendo da finalidade da água. Por exemplo, certos parâmetros não afetam a água utilizada em processos industriais, enquanto estes podem causar danos ao consumo humano.


No caso da água para consumo, não devem ser encontrados microrganismos patogênicos, ou seja, que transmitem doenças, não podem ser encontradas bactérias indicadoras de contaminação e nem a existência de coliformes, entre outros. Caso a água esteja contaminada com algum desses padrões, ou outros indicadores, esta deve sofrer tratamento de modo a retomar sua qualidade.


Os parâmetros estão contidos na Portaria nº 888 do Ministério da Saúde de 04/05/2021. O documento contém ainda as concentrações máximas e mínimas aceitáveis de certos indicadores, para que a qualidade da água seja atestada ou não.



Onde fazer a análise?


A Quimlabor jr. realiza análises de água para diversos clientes, dentre vinícolas, cervejarias, poços particulares e outros. Deseja realizar uma análise de qualidade na sua água? Conta com a gente!

Entre em contato para mais informações.



72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page