top of page

Água de poço: Posso usar? Ela faz mal?



A água, elemento essencial à vida humana, é abundante na terra, porém a porcentagem dela que se caracteriza como potável é ínfima. Ela pode ser obtida vinda de oceanos, lagos, aquíferos, lençóis freáticos, poços subterrâneos e, hoje, falaremos sobre este último caso.



Características da Água:


Primeiramente, ao ser retirada dos poços, as características principais a serem analisadas são a cor, turbidez, odor e sabor. Se a sua água tem um dos quatro, certamente haverá algum contaminante químico ou biológico atuando e interferindo na qualidade dela para consumo. Alguns exemplos de contaminantes que podem causar odor e sabor são sulfatos, compostos orgânicos, e coliformes, conjuntos de bactérias. Em relação a cor, possíveis parâmetros indicados para descobrir os poluentes são concentração de manganês, que apresenta coloração amarelada, e de ferro, com coloração avermelhada.


No entanto, se ela não possuir nenhuma dessas quatro peculiaridades citadas acima, ainda assim não significa que ela é potável. Existem diversos parâmetros que não são claramente perceptíveis aos nossos sentidos. Portanto, uma análise, contendo os parâmetros essenciais irá lhe assegurar se a água em questão pode ser utilizada para o consumo e se faz mal ou não a saúde.


Fique atento(a)!


É relevante ter em mente onde o seu poço está localizado, isso pode fazer a diferença. Poços de água próximos a aterros sanitários, lixões, campos de agricultura, nos quais são utilizados pesticidas, fertilizantes e agrotóxicos, costumam tornar-se poluídos pelas consequências advindas das substâncias que se infiltram no solo. Por isso, não é recomendável a sua utilização sem análise e tratamento.


Onde posso fazer uma análise?


A Quimlabor jr. realiza análises de água para diversos clientes, dentre vinícolas, cervejarias, poços particulares e outros. Deseja realizar uma análise de qualidade na sua água? Conta com a gente!


Entre em contato para mais informações.


122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page